quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Trânsito


Maneira legal para se definir algo. O que vem em mente quando se fala essa palavra? Hora de pico, feriados... Ônibus, carro, moto. Deixando de lado as bicicletas, nada contra elas, pois dependendo delas, teríamos um deslocamento menos barulhento, poluído, e mais rápido. Rápido? Sim, rápido. Já parou pra pensar quanto tempo ficas preso quando se está no engarrafamento? Ou esperando o ônibus chegar? Ou procurando uma vaga pra estacionar? Sim, mais rápido. Temos necessidade de se deslocar. Apesar de uma minoria que irá discordar, estamos tão presos aos meios de transporte, que muitas vezes percorremos caminhos tão curtos na dependência desses meios que são, em teoria, mais rápidos. Se você tem a felicidade, sim, eu disse felicidade, de tramitar nas horas mais vagas das rodovias em geral, você pode ser considerada a pessoa mais aliviada e que possui um bônus em seu tempo. Imagina agora o período de carnaval em Olinda. Se você não curte carnaval, imagina a ponte do Janga às seis e meia, tanto faz da noite ou da manhã. Se não mora por la, pode comparar com a Caxangá no mesmo horário. Mas se nenhuma dessas calhar, joga no Google que ele vai te ajudar a ter uma ideia. Como passatempo, sugiro levar um livro, algum emo da vida (mp3, mp4, mp5, mp80).
Ou se você tem um tim, pode aproveitar para fazer um rombo na operadora, uma vez que sempre há interferência no ônibus, independente da operadora, e você é obrigado a falar duas vezes para a pessoa entender, e como podes falar ilimitado falando só vinte e cinco centavos... Aproveita. Ou podes ficar vendo as atualizações do povo no Face via celular... Agora você também pode fingir de turista e perceber cada detalhe da cidade... A pista com um chiclete no chão, a placa de trânsito de cabeça para baixo, a lâmpada lateral direita do bus a esquerda queimada... Até reparar nas ruas próximas ao cais de Santa Rita ficam estranhas a noite, principalmente porque as pessoas não circulam muito ali quando as lojas estão fechadas.
Mas se você for como eu, vai acabar vendo motivo pra escrever uma crônica. Imagina se alguém iria mesmo fazer isso.
Confesso que em relação a dirigir, só sei o que todo mundo sabe. Sinal vermelho, para. Sinal verde, anda. Mas acho que eu sei mais disso do que o motorista que dirigia o busão que estava trancando a encruzilhada.
A prefeitura de recife é bem curiosa. Tem uma exposição de imagens lá agora. Agora passar pela Pillar não sei se é uma bênção ou uma tortura. O cheiro de biscoite é embriagante, principalmente quando você passa pela frente na hora do almoço ou do jantar. Os postes de luzes nas pontes do Recife trás um ar de antiguidade. Por quê? Confesso que não sei explicar, só sinto. Acho se eu perguntar ao Nuno, ele saberá explicar. Já fiz alguns passeios com ele... Antigamente, no tempo da minha avó, o carro não era tão acessível como hoje é. Os bancos facilitam as compras, o governo tira até os impostos... Bondade deles? Bondade? Acho que esse termo nem existe no campo lexical deles. Sabe o porquê eu digo isso? Carros é uma mina de dinheiro. É imposto da gasolina, é estacionamento, é imposto de uso das rodovias... Pagamos pela manutenção dos buracos em vias públicas! Sério isso? Então me explica o porquê tem tantos por ai? Sardônico, confesso. É, meu trânsito querido, como não falar disso? Claro, ano de eleição! Alguém falou das coisas que não fez? Estou me referindo às coisas básicas, não a parcas obras em que se gastou miliões de dinheiro pra chamar a atenção.
Ao menos estou sentada e ao lado da janela. Do que devo reclamar? Que não vejo posição que me deixe confortável numa cadeira por quase uma hora? Claro que não. Eu devo é agradecer, ao menos é apenas um bus que eu pego para ir pra casa... Isso me lembra das integrações... Mas acho que já fica pesado, principalmente por eu pagar vale B. Do que devo achar ruim? Afinal, sou estudante e pago meia passagem... Eu sei que há lugares, outro estado, que a carteira de estudante é suficiente para o deslocamento... Ainda tem outras coisas que se dá para encaixar no trânsito, mas acho que posso parar por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário